08/02/2011

Aulas de Essencial Yoga:

As aulas são em grupo ou individual, dependendo da necessidade específica de cada um ...
Orientações/sugestões sobre a prática:
Antes de iniciar suas práticas, é importante fazer exames médicos e uma avaliação postural fisioterapêutica.Se tiver alguma restrição física ou de saúde em geral, ou contra-indicação médica, ou fazendo uso de medicamentos e/ou similares, não deixe de avisar. Lembre-se de que você é responsável por sua integridade e pela saúde do seu corpo.
Mesmo não tendo restrições, avise ao professor caso esteja com: febre, gripe, enxaqueca ou qualquer outro mal estar passageiro. Pois, nesses casos será melhor dar um tempo com a prática.

Evite fazer a prática do Essencial Yoga, ou de diferentes modalidades de yoga, sem a supervisão de um instrutor competente e acompanhamento médico nos seguintes casos: hipertensão, problemas cardíacos, hérnia de disco, disco vertebral deslocado, hérnia inguinal, úlcera péptica, hipertireoidismo , hipotireoidismo, e/ou outros problemas graves de saúde que pedem cuidados especiais.
Para as mulheres: se estiver entre o primeiro e o terceiro dia do seu período menstrual, deverá considerar a possibilidade, por motivos físicos/energéticos, de evitar as posturas finais de inversão sobre os ombros ou sobre a cabeça, ou outras em que o útero fique acima do coração.
Em caso de gravidez, evite praticar asanas durante os primeiros três meses de gestação e no último. Aconselhe-se com o seu médico a esse respeito.
O ideal é fazer a prática em jejum, com o estômago, a bexiga e os intestinos vazios. Caso haja extrema necessidade, coma algo leve e em pequena quantidade (frutas, barra de cereal...), lembrando sempre de mastigar bem. Prefira os líquidos e hidrate-se antes de começar.
Evite alimentar-se até meia hora após terminar a prática.
Se possível tome banho antes da prática. Por razões energéticas, desaconselha-se o banho logo após pratica.
Procure não usar: desodorante anti transpirante, cremes, fragrâncias fortes e perfumes quando for praticar.
Escolha, para praticar, roupas leves e confortáveis, que não cortem a circulação e lhe permitam ter liberdade de movimentos.
Antes da prática, tire relógio, pulseiras e demais adereços.
Deixe seus sapatos no local indicado para tal e desligue o celular antes de entrar na sala de aula.
A pontualidade é muito apreciada. Caso chegue atrasado à aula, entre em silêncio, evitando fazer barulho. Se você precisar sair antes do final da prática, faça-o antes do relaxamento.
Freqüência nas aulas: Somente a prática constante irá proporcionar mudanças profundas no seu corpo e na sua mente. Para dominar o método e de fato tirar algum resultado positivo das práticas, é preciso fazer um treino sistemático e constante, de forma que se possa progredir harmoniosamente.

Durante a aula evite conversar em voz alta, se necessário sinalize para professor e ele se aproximará para ouvi-lo.
Tome consciência de como os diferentes exercícios modificam a respiração e como isso se reflete no fluxo do seu pensamento. Evite que os ritmos respiratório e cardíaco se acelerem demasiadamente.
Redobre a sua atenção quando perceber que a respiração pára de fluir. Interrompa a prática se perder o fôlego. Isso é um sinal de que você pode estar ficando cansado e, conseqüentemente, expondo-se a acidentes.
Entre e saia das posturas conscientemente e evite tencionar o corpo durante a permanência nos asanas.
Ouça o seu corpo, respeite seus limites. Seja natural e aprenda a usar a intuição e a espontaneidade nas práticas.
Adapte os exercícios às suas possibilidades.Esforce-se, mas não force. Persevere, mas não se torture.
Não deixe de comunicar ao professor caso sinta dor e/ou algum mal estar com os exercícios.
O professor o auxiliará com posturas alternativas se for o caso.
Alguns exercícios são opcionais, e é necessário reconhecer e respeitar os seus limites em cada momento para praticar de modo seguro.
Evite exageros e mantenha-se consciente o tempo todo: use o bom senso!
Na prática, o trabalho sobre si vai desde o mais palpável, que é o corpo físico, até integrar em consciência as mais variadas dimensões do Ser através de processos de harmonização e equilíbrio energético...
Faça de sua prática uma oportunidade de se auto observar com mais apuro, em profundidade... Esteja Presente no momento de Sentir... Vá além de sensações agradáveis/desagradáveis/neutras... Respire e ao expirar solte o que quer que aflore (tensões físicas, emocionais e mentais...).
Considere que os exercícios não são um fim em si mesmo, mas sim um meio para exercitar a auto percepção... Saiba que Yoga não é nenhum deles, mas sim o estado com você os pratica... Yoga é uma postura de Vida...
[emerging-love-opening-heart-sundara-fawn.jpg]
Perseverança: Quando praticamos em um grupo com um propósito verdadeiro, a energia se eleva e nos auxilia a perseverar na prática. Mas, cada pessoa é única e esta em seu próprio processo... E nessa percepção, mesmo juntos, cada qual pode caminhar em seu tempo/ritmo, crescendo em auto respeito e respeito com os demais... Se auto acolhendo e se sentindo acolhido...
Lembre-se cada dia é um dia, cada momento é único... Assim vamos evoluindo na prática até vivenciarmos nossa verdadeira natureza...um estado de inteireza, de integração...de unidade conosco, com os demais... Um estado de yoga/unidade/totalidade.
Obs. Procure praticar em casa, os exercícios que lhe forem recomendados.
Ao fazer sua prática em casa, prepare bem o espaço, evitando praticar asanas próximo de móveis ou objetos com os quais você possa se machucar no caso de perder o equilíbrio ou cair.
Quando for possível, adquira o seu próprio tapetinho antiderrapante individual, mais apropriado para pratica dos asanas. Traga-o para a aula, sempre que possível, e lembre-se que ele precisa ser lavado de vez em quando. Se você costuma suar muito, traga também uma toalha.
Nota: Esteja sempre à vontade para fazer suas perguntas, colocar suas dúvidas, sugestões e compartilhar suas experiências.

Gratidão por sua atenção.
Tenha uma prática abençoada!
Raulita Erenha.

Informações através do e-mail: espacocorpoeconsciencia@gmail.com


O que è Yoga por Jivan Vismay

Nenhum comentário: